Aprende jogando: o uso de técnicas de gamificação em entornos de aprendizagem

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Este artigo descreve o uso de uma técnica denominada gamificação para a aprendizagem de uma segunda língua (inglês). Os avanços em tecnologias da informação, a proliferação do uso de redes sociais, além da massificação de telefones inteligentes e tabletes são considerados technology enablers que têm propiciado as condições necessárias que têm possibilitado a implementação desta técnica em entornos de aprendizagem. Se presenta uma breve revisão da literatura relacionada, uma descrição da ferramenta utilizada, a plataforma Duolingo™ e, finalmente, se deixa aberta a discussão sobre os potenciais usos que têm esta técnica em ambientes acadêmicos; sem ignorar as possíveis aplicações em empresas e o setor público. De acordo com o objeto missionário da Universidade, encontramos que os avanços e inovações no âmbito da educação gamificada são críticos para incrementar a eficiência no processo educativo e, da mesma forma, fomentar o compromisso de nossos professores e estudantes. Este artigo é o primeiro de uma série de produtos associados à aplicação de jogos no desenvolvimento dos espaços acadêmicos.
PDF (Espanhol)

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Gamificação
Duolingo
Segunda língua
Entornos de aprendizagem